“Sou contra quem dá aos pobres! Sou contra ao assistencialismo! Essas pessoas precisam se virar! EU me virei! EU dei a volta por cima! EU conquistei! EU consegui!”. Glória a Deus pela sua vida. Glória a Deus pelas suas vitórias! Mas, e se não tivesse dado certo? E se, você não tivesse conseguido?
Pois é. Muitas e muitas pessoas vivem o “se”. Sua história sendo linda ou não, ela pertence a você! Cada ser com sua historicidade única, vive suas experiências de vida de forma particular! Enquanto você se firma em seus conceitos, há vidas passando por situações extremamente difíceis. E, se o que não te fizer falta ajudar alguém que sofre? E se você levar esperança ao invés de dedos apontados? Quantas pessoas não seriam salvas?
Salvas? Sim. Salvas! Salvas do desespero de não saber se terá alguma coisa para comer no outro dia. Salvas do medo de verem seus filhos tão distantes a ponto de não mais vê-los porque não há a menor condição de supri-los na mais simples necessidade. Salvas da angústia de saber que ninguém se preocupa com ela, e que sozinha ela está…
Talvez estas pessoas não sejam mais uma “folgada”, sem força de vontade que você imagina. Essa pessoa é como eu e você. Que já lutou tanto, que já não encontra mais forças pra continuar tentando…
A vida é assim. Um dia enfrentamos as maiores guerras e em outros dias, desfrutamos a glória! Em todos estes, compartilhamos, seja dor ou alegria, com pessoas. Na maioria das vezes, a dor é menos presenciada. Uma pena, já que é o momento em que mais precisamos!
Em dias de guerra ou em dias de glória, quero ajudar o meu próximo. Quero estar com ele, mesmo não sendo meu melhor amigo ou meu familiar. Quero levar a esperança, onde já não se espera. E você?
Yorrana Senna
Voluntária e Doadora
Fotografia: Juliana Campos Sabino de Souza