Para aqueles que buscam ajuda, a ideia de retribuir ao próximo muitas vezes não passa pela mente. Entretanto, permitam-me apresentar Evanei e Zilmara, os líderes do caloroso grupo de acolhimento G. São eles que convocam nossas voluntárias, mulheres que um dia foram assistidas pelo projeto. Juntas, elas organizam um bazar para angariar fundos, preparam uma encantadora mostra dos produtos confeccionados por nossas habilidosas costureiras, assam bolos e preparam lanches, enquanto outras se dedicam a conduzir as crianças para um momento mágico com nossa dedicada professora. Sim, são essas almas generosas que estão orquestrando cada detalhe, originárias da comunidade e prontas para estender a mão àqueles que estão sendo acolhidos.
Durante nossa reunião, ecoa a poderosa mensagem bíblica: “é melhor dar do que receber”. E o tema que permeia nossos corações é “Com ações simples, podemos desvendar problemas complexos”. Nesse momento, as perguntas começam a surgir, fazendo com que cada participante erga a cabeça com determinação. O que podemos fazer pelo vizinho que luta contra a depressão? Como podemos iluminar a vida das crianças em nossa comunidade? Quais são as possibilidades para transformar a realidade das pessoas do Sol Nascente?
Lembro-me vividamente de um amigo, consultor de empresas, que saiu revigorado após participar de uma de nossas reuniões. Ele se viu envolvido em uma atmosfera única, onde temas como parentalidade e carreira ganharam destaque em um encontro de assistência social.
Um ex-assistido compartilhou seu desconforto após ouvir repetidamente sobre a importância do trabalho e a solicitação de doações apenas em casos de real necessidade. Ele compreendeu que, diante de doações abundantes, deveria compartilhar com os outros e, mais do que isso, sentiu a necessidade de trabalhar para transformar sua própria vida. E assim, com coragem, ele o fez.
Nos encanta trazer uma nova perspectiva para essas pessoas, revelar o quão capazes são e ressaltar a importância de reconhecimento por suas conquistas. Expressamos nosso profundo agradecimento ao Studio V (@studiovliving e @studiovparksul) pelo apoio essencial, fornecendo alimentos que aquecem os corações de 22 famílias que formam esse grupo de acolhimento.